Destaques

Nome: Sandro
Função: Pivô
Classif.: 3,5
Atleta desde: 2006

Sandro foi eleito melhor jogador na modalidade basquete da A.D.F.P em 2008, já tendo conquistado o mesmo titulo em 2007 . Em busca do 3º titulo consecutivo Sandro treina forte neste ano de
2009.



CURRICULUM DE ATLETA
WILMAR SOUZA


Em 1979, fui convidado por um colega de trabalho de meu pai, Sr. Sergio Renaldim para fazer parte da primeira equipe de esportes adaptado de Curitiba, na época Associação Paranaense de Paralíticos (APAP), assim sendo, fiz parte da primeira equipe de Basquete de Curitiba. Fomos neste mesmo ano participar dos jogos Brasileiros de desportos para deficientes físicos no Rio de Janeiro, a nossa equipe de basquete por estar em sua primeira edição não foi lá muito satisfatória, ficando na última colocação.
Em 1980, na cidade de Brasília, nossa equipe, já bem mais preparada foi muito bem. Neste ano, não mais pela (APAP), mas pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), na qual tive o prazer de fazer parte de sua fundação. O Basquete já não mais ficou em último, fomos os 7° colocados num total de 12 equipes. Neste ano eu também fazia parte da equipe de atletismo. Consegui minhas duas primeiras medalhas como atleta em Brasileiro, duas de bronze nas provas de 100 e 200 metros rasos, uma alegria enorme em minha vida.
Em 1981, foram realizados os primeiros JOGOS SUL DE BASQUETE SOBRE RODAS, nossa equipe ficou na segunda colocação sendo a equipe de Porto Alegre a grande Campeã. Neste ano fui medalha de ouro no atletismo por quatro vezes, e 5° colocado no Brasileiro de Basquete, ainda fomos Campeões da 1° copa catarinense de Basquete, eu recebendo meu primeiro troféu como cestinha da equipe.
Em 1982 foi fundado o Clube Esportivo dos Deficientes (CEDE), Clube este fundado por ex-atletas da (ADFP), que preferiram não mais ter esporte em suas atividades. Este Clube nasceu forte. Eu, pela primeira vez, tive o prazer de ser o seu 1° primeiro Presidente, foi uma honra defender os interesses de todos os atletas desta época.
O (CEDE), nos Jogos Brasileiro do Rio de Janeiro, em sua estréia foi um sucesso, o Basquete foi 4° colocado, eu conquistei sete medalhas sendo, quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze todas no atletismo.
Em 1983 foi minha melhor fase no esporte, o Basquete pela primeira vez foi Campeão do Sul, eu, mais uma vez, cestinha do torneio.
Neste mesmo ano, para minha maior alegria, fui convocado para fazer parte da Seleção Brasileira de Atletismo que participou dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, fui medalha de ouro na prova dos 100 metros rasos, com um recorde Pan-americano, recorde este que só foi quebrado 12 anos depois, ainda medalha de bronze no Slalon prova esta que não mais e realizada em jogos brasileiros ou mundiais. Tive, ainda mais uma grande surpresa, fui também convocado para fazer parte da Seleção Brasileira de Basquete para os jogos mundiais de Stoke Mandeville na Inglaterra. Minha felicidade foi mais alem, pois tive o prazer de defender as cores mais uma vez do meu país. Fomos Campeões Mundiais de Basquete sobre Rodas, titulo que até hoje não conseguimos novamente.
Neste ano de 1983 tudo foi só alegria para mim e o (CEDE), fomos os campeões gerais dos Jogos Brasileiro de Goiânia (GO), o Basquete 3° colocado um feito para a equipe.
Em 1984 muitas medalhas para nosso Clube nos jogos Brasileiros de Curitiba. Tive mais uma grande felicidade, consegui neste ano 10 medalhas, cinco de ouro, três de prata e duas de bronze, sendo ainda considerado o melhor mesa Tenista da minha categoria.
Em 1985 fui Campeão Brasileiro de seleções regionais em São Paulo, vice-campeão no regional sul de basquete, sete medalhas de ouro no ano.
Fui Presidente do (CEDE) por três mandatos 1982 á 1986 uma experiência fantástica em minha vida. No mandato da Srª. Maria Luiza, diretor de esportes do (CEDE).
Em 1988 eu participei do Brasileiro de Basquete pela extinta equipe do (CADFE), de São José dos Pinhais, ficando em 3° lugar no brasileiro, fui 2° segundo cestinha da competição, três medalhas de ouro no Tênis de Mesa, duas de ouro no atletismo uma de bronze no regional sul de Basquete.
Na gestão do Sr. Sérgio Renaldim na presidência da (ADFP), fizemos uma parceria entre a (ADFP) e (CEDE), sendo uma parceira de muitas conquistas. Eu, na época, Diretor de Esporte do (CEDE), foram dois anos e meio de muito sucesso em todas as modalidades principalmente, o Tênis de mesa que mesmo depois de não mais haver parceria foi por cinco anos seguidos o melhor Tênis de mesa do país.
Bem, eu poderia aqui colocar inúmeras conquistas em minha carreira como desportista, nos anos 90 as modalidades e campeonatos já não mais eram disputados todos juntos, começou uma nova era do desporto no Brasil, os atletas estavam se tornando especialista em determinadas modalidades, eu por minha vez como um amante do Basquete fiz minha escolha por esta modalidade esportiva, também me tornei maratonista, sedo Campeão Sul americano na Maratona Internacional de Porto Alegre, três vezes Campeão Brasileiro de maratonas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza e um título na Maratona dos Correios em Curitiba mais um vice na mesma maratona.
Hoje aos 48 anos de idade ainda sinto-me bem fisicamente e preparado para poder jogar muito basquete e repassar um pouco de minha experiência para outros atletas mais jovens.

Resumindo um pouco minha vivencia como desportista:

Fui por três vezes Campeão Brasileiro pela seleção Sul de Basquete.
Uma vez considerado o melhor jogador de Basquete de minha categoria no Brasileiro de 1998 em Vitória (ES).
Campeão Mundial de Basquete em Stoke Mandeville na Inglaterra em 1983.
Duas vezes Campeão da liga Sul de Basquete e seis vezes vice-campeão.
Cinco vezes cestinha da equipe de Basquete da (ADFP), três vezes do (CEDE), uma vez do Brasileiro inter clubes.
Oito títulos entre Brasileiro e Regional de Tênis de mesas.
Vinte títulos entre Brasileiros e Regionais de Atletismo.
Três gestões como Presidente do (CEDE).
Duas gestões como Diretor de Esportes do (CEDE), uma gestão na (ADFP).
Quatro Clubes defendidos; APAP, ADFP, CADEF é CEDE.
Esta é um pouco de minha historia como atleta e dirigente desde 1979 até hoje 2009.

Curitiba, 23 de março de 2009.



Wilmar Souza
Atleta da ADFP-FÊNIX

Nenhum comentário: